Escola pública é um assunto bem sério, eu estudo em um colégio público, sei bem como é a realidade. Para mim a culpa do sistema público de educação estar decadente, não é só por causa do governo, que não investe a quantia certa de recursos, mas também dos professores. Quantos de nós tivemos professores que não honram a profissão, aqueles professores que não sabem explicar, aqueles com preguiça, que não coloca ordem na sala. Quantos de nós já não ouvimos algum fdp professores falar algo do tipo: “Eu já me formei, meu salário vem certinho no final do mês, quem tem que correr atrás é vocês, eu já estou com a vida feita”.
Isso é coisa que se fala para nós alunos? Não é assim que a banda toca senhores professores preguiçosos, vocês tem que nos ajudar, tem que mostrar que estão interessados com o nosso futuro, tem que pegar mais no nosso pé, tem que dar provas mais rígidas, quantos de nós, já fez prova em dupla com consulta? Quantos aprenderam alguma coisa sobre o conteúdo de tal prova? Existe muitos professores ótimos, que sabem dar aula, que faz os alunos aprenderem, mas infelizmente, tem aqueles que não fazem nada, e ainda por cima reclamam que estão recebendo pouco, mas eu penso “Como quer ganhar mais, sendo que não faz por merecer?” não estou falando que os professores tem que ganhar pouco, a questão é que muitos não merecem receber mais.
Se todos os professores se esforçassem mais para exercer sua profissão as coisas não estariam tão ruins, é lógico que nós alunos também tem que fazer nossa parte, mas nós vemos os professores como exemplo, se eles não se esforçam, nós também não vamos. Muitos alunos e professores pensam que só por que a escola é pública, não tem capacidade para concorrer com as escolas particulares, e assim não estudam, vandaliza, quebram janelas, rabiscam paredes, os professores não querem nem saber de nada disso.
Eu penso que as escolas públicas têm a mesma capacidade que as escolas particulares, só dependem dos alunos e dos professores. Já presencie o caso de um professor dar aula em escola pública, e não fazia nada, não explicava, não colocava ordem, etc, e trabalhar em uma escola particular, onde era o melhor professor de todos, eu fiquei bastante indignada com isso, só por que a outra escola era paga ele tinha que se esforçar e na pública não fazia merda coisa alguma. Os alunos são bem folgados também, muitos querem brigar com os professores sem ter razão, outros colam em todas as matérias e acabam tirando nota maior do que aqueles que se mataram de estudar, e o mais revoltante que a anta do professor vê o aluno colando e não faz nada.
Na minha sala é bem desse jeito, os molenga sabe quais são os alunos que colam e não fazem nada, e o pior de tudo que acabam tirando nota boa, eu na vou dizer que eu nunca colei, mas eu percebi que assim eu não ia chegar a lugar algum, e será quer os alunos que colam, não só da minha sala, mas de todas as escolas, não percebem que estão se enganando? Que um dia eles irão perceber as conseqüências disso tudo? E ainda por cima querem ir pra faculdade, gente acorda, no vestibular para passar tem que estudar e muito, não vai ter moleza não, e se entrar para a faculdade, vai ter que começar a estudar. Eu fico de cara quando um professor está passando algum texto, ou ditando, deu uma folha e meia de conteúdo, e os caras ficam falando “Nossa professora, chega é muita coisa e bláh, bláh. Bláh” Porra mano largam de ser preguiçosos, acham que na faculdade o professor vai ficar repetindo o texto ditado toda hora? Ou vai esperar você chegar até onde ele está? Lógico que não, e se for falar isso para eles, acham ruim, acabam brigando, eu só quero ver essas pessoas na faculdade ou em um emprego como vai ser.
Para finalizar só queria deixar a DIK que estudar é bom, ter conhecimento é bom também, ser honesto com você mesmo não é luxo algum colar não vai levar ninguém a lugar algum.
Bjos até mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário